“Inspired” ou cópia?

Que a bruxa louca do consumismo está solta, todo mundo já está cansado de saber. Tem sempre alguém indicando um produtinho, uma promoção, um lançamento, o melhor vendedor do ebay… e convenhamos que é praticamente impossível acompanhar todas essas tendências. Acredito [ou prefiro acreditar] que nessa linha de raciocínio que surgiram as peças “inspired” que possibilitam produtos similares com preços mais acessíveis.

Semana passada eu estava curtindo minha coca-cola enquanto assistia X-Factor [vicio duplo] e no intervalo começou uma propaganda da Via Marte, me levantei – porque lembrei que na época do American Idol [vicio mesmo!] as propagandas da marca eram enormes e um saco – completei minha coca e voltei. A propaganda ainda estava passando, mas minha atenção ficou presa em um sapato, não por eu ter achado ele lindo e maravilhoso [o que não foi o caso], mas por ter a sensação de já ter visto algo parecido em algum lugar.

E gente, não sei vocês, mas quando isso acontece comigo, me consome até eu descobrir o que é.  Depois de muito tempo minha mente deu um clique e eu pensei: O sapato laranja da Blake! – nunca esqueci desse sapato porque é lindo e laranja!

Nossa to falando demais hoje…

Acordei e quase corri para procurar os dois sapatos, quando achei foi um balde de água fria, porque tem semelhança, mas não são tão iguais quanto eu imaginava [ou queria]. Dai comecei a pensar na linha que separa o “inspired” da cópia.

Muitas vezes vejo por ai blogs com peças inspireds, que são tão cópias que só não estão sendo vendidas nos ambulantes da vida porque substituíram os símbolos das marcas originais. Acontece muito com bolsas, sapatos e agora até bijus… #cadeaoriginalidade

Esse link é do Achados da Thais, que tem uma tag que eu gosto muito que justamente compara alguns produtos. Na boa, olha isso! E me digam se não é cópia…

Vamos à imagem que gerou todo o pensamento/questionamento/revolta!

Agora vocês devem ter pensado que eu to de palhaçada falando tudo isso. Eu sei que os sapatos não são iguais, mas dentro do que julgo entender do significado de inspirado, falo sim que a sandália da Via Marte pode ter sido inspirada na do Nicholas Kirkwood. Esqueçam as estampas e foquem no sapato em si, as linhas são parecidas, acho a da Via Marte mais bruta, ou menos feminina [como preferirem] e se não tivesse essa pata seria mais parecida.

Se vocês não concordam esqueçam que esse post foi feito! rs
Brincadeira, porque a questão não é se essas duas são iguais ou não. O que importa é que nesse mundo lançamentos, não sabemos mais o que é novidade e o que é cópia [e isso me irrita muito]

Acho sim, que os inspireds da vida estão aqui para possibilitar que as pessoas tenham produtos similares por um preço mais acessível, mas justamente esse é meu questionamento, os produtos não devem ser iguais.

Ok, falei demais, devo ter enchido o saco de todo mundo, mas espero ter apontado um assunto que ainda dará muito pano pra manga, ou processo pros copiadores.

Beijos!

Deixe um comentário

